vendredi 30 mars 2012

Actividade 1

Tema 1- Conceitos de Biodiversidade

A diversidade dos seres vivos em todos os ambientes é extraordinária. Porém, apesar da diversidade, os seres vivos partilham um conjunto de características comuns que não se encontram no mundo inanimado (Organização, Composição, Aquisição de energia, Reprodução, Metabolismo, Crescimento, Adaptação, Hereditariedade, Homeostasia).
Diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, de entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
Biodiversidade ou diversidade biológica (grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. O termo diversidade biológica foi criado por Thomas Lovejoy em 1980, enquanto que a palavra Biodiversidade foi usada pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson em 1986.
A palavra "Biodiversidade" foi sugerida a fim de substituir diversidade biológica, expressão considerada menos eficaz em termos de comunicação. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Dependendo do grupo profissional ou social que o interpreta. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.
Outra definição, é "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:
  • diversidade genética - diversidade dos genes em uma espécie.
  • diversidade de espécies - diversidade entre espécies.
  • diversidade de ecossistemas - diversidade em um nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.
Segundo a Convenção sobre a Diversidade Biológica, Biodiversidade ou Diversidade Biológica é o conjunto das diferentes formas de vida na Terra (plantas, animais e microorganismos) e dos padrões naturais que constituem.

                                                                       Fonte: http://www.google.pt/imgres?hl=pt-

1 commentaire:

  1. Cara Olinda

    Pois classificar e teorizar sobre a biodiversidade, leva-nos a conceitos multidisciplinares infindáveis. O teu trabalho reflete a preocupação de tornar este conceito o mais eclético possível e consegues esse equilíbrio numa abordagem clara, objetiva e muito interessante. Parabéns. Quanto aos aspetos ditos críticos, numa perspetiva positiva, julgo que, dada a liberdade de reflexão, poderias ter tecido ou teorizado de modo próprio,o conceito em questão, dada a liberdade que nos é dada para o efeito.
    Gosto muito da forma simples, despida de pretenciosismo e muito completa como abordas as questões.
    Abraço
    Armando Santinhos 1102695

    RépondreSupprimer