lundi 7 mai 2012



2.GEODIVERSIDADE- CONCEITO (Evoluçao)


Ano
Autor
Definição
1980
Kevin Kiernan
“Landform diversity” and “geomorphic diversity”.
1993
Sharples
“ The diversity of earth features and systems”.
1996
Dixon
“the range or diversity of geological (bedrock), geomorphological (landform) and soil features, assemblages, systems and processes”.
1997
Eberhard
2002
Sharples
2000
Stanley
“ variedade de ambientes, fenómenos e processos que produzem paisagens, rochas,  minerais, solos e outros depósitos superficiais formadores de arcabouços que sustenta a vida na Terra”.
2001
Gordon e Leys
a faixa natural (diversidade) de dados geológicos (rochas, minerais e fosseis), feições geomorfológicas (formas da Terra) e solo, incluindo os conjuntos, as relações, interpretações e sistemas”.
2002
Sharples
“geodiversidade é a diversidade de características, conjuntos, sistemas e processos geológicos (substrato), geomorfológicos (formas de paisagem) e de solo, dotados de valores intrínsecos, ecológicos e antropocêntricos”.
2004
Gray
“a variedade(ou diversidade)natural de feições ou elementos geográficos (rochas , minerais e fosseis),geomorfológicas (formas de relevo ou processos activos) e de solo, incluindo suas associações, relações, propriedades, interpretações e sistemas”.
2004
koslowcki
“a variedade natural da superfície da Terra, em seus aspectos geológicos,
geomorfológicos, de solos e aguas superficiais, bem como outros sistemas resultantes de processos naturais ou actividades humanas”.
2007
Serrano Cañadas e Ruiz Plaño
“… elementos litológicos, tectónicos, geomorfologicos, pedologicos, hidrológicos e topográficos, além de processos físicos na terra, nos mares e oceanos”.
2010
Pereira
“o conjunto de elementos abióticos da Terra, incluindo os processos físico-químicos associados, as geoformas, rochas, minerais, fósseis e solos, formados a partir da interacção entre os processos externos e internos da Terra e que são dotados de valores intrínseco, científico, turístico e de uso/gestão”.



Bibliogafia

DE BORBA, A.. Geodiversidade e geopatrimônio como bases para estratégias de geoconservação: conceitos, abordagens, métodos de avaliação e aplicabilidade no contexto do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisas em Geociências, disponivel <http://seer.ufrgs.br/PesquisasemGeociencias/article/view/23832/13823>. Acesso em: 07 Maio de 2012


Olinda Neves


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire